Street Shopping Savassi
Ampliar e aquecer o comércio da Savassi, elevando a qualidade de vida da comunidade. Esse é o principal objetivo do Street Shopping Savassi, um ambicioso projeto urbanístico que visa revitalizar o bairro mais charmoso da cidade.
O Projeto de autoria do vereador José Lincon de Magalhães já está em tramitação na Câmara Municipal, e delimita a área conhecida como "Coração da Savassi", destinando-a à implantação desse centro comercial, com funcionamento 24 horas, inclusive nos domingos e feriados. Essa iniciativa, além de facilitar a vida dos belo-horizontinos, vai incentivar o turismo na capital.
Com a construção do Street Shopping Savassi, Belo Horizonte - a exemplo das grandes cidades como Nova Iorque, onde o comércio não pára - ganharia um espaço voltado principalmente para quem não dispõe de tempo para fazer suas compras durante o horário comercial.
Algumas propostas do projeto, apresentadas pelo arquiteto Gustavo Penna, prevêem a delimitação da área da Savassi, com:
- colocação de portais eletrônicos;
- criação de um estacionamento subterrâneo com capacidade para 4 mil veículos
- cobertura transparente nas ruas que formam o coração da Savassi (Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Tomé de Souza e Antônio de Albuquerque);
- tratamento no piso para criar o mesmo ambiente interior das lojas;
- direcionamento de áreas livres para funções complementares (área de babysitter, centro de convenções, casa de espetáculos);
- criação de passarelas especiais;
- retirada de veículos pesados da região;
- implantação de quiosques de serviços e vendas de produtos diversificados.
No entanto, esse projeto somente poderá ser concluído caso haja a participação da iniciativa privada com o patrocínio de investidores interessados e apoio da comunidade, que, sendo proprietários de imóveis nesta região, serão os maiores beneficiados com essas melhorias. Estamos falando em revalorização imobiliária.
Saiba mais:
Visando iniciar a discussão a Associação de Lojistas da Savassi (ALSA) coloca a seguinte proposta:
Com a união de todos, comunidade, investidores, empresários e políticos, maior será a nossa força e a nossa capacidade de trabalho para que a Savassi, assim como a Capital do Século, não fique parada no tempo.